Países dos leitores

Países dos leitores

terça-feira, 28 de abril de 2009

-"Nas Entranhas"

Revirei meus olhos na direção de ontem, e de lá trouxe até aqui a ingrata surpresa de estar dentro de mim. Sem qualquer razão para tanto, mas sempre dentro de mim.
Todas as causas e todos os motivos para há muito tempo ter desistido de meu interior eu os tive, mas ainda assim eis-me dentro de mim!
Mas não estou feliz por isso, nem o estar dentro é o dentro de interiormente conviver com a consciência de quem encontrara o eixo.
Dentro desse fraco estro e desse estado concreto sou para o exterior num cárcere ir preso, aonde vou de fato prisioneiro dos limites do conhecimento, dos limites do poder que rompa o tédio, e dos limites da inércia que me arrasta ao caos de uma idéia de vida mais ou menos verídica.
Já há muito deveria ter saído desta torre maldita, mas como as opções são poucas, acovardo-me permanecendo no meu interior sombrio em um estado infeliz.
-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------
Ler texto completo em "Rosa dos Ventos-Editor" http://rosadosventos2.blogspot.com/



sábado, 25 de abril de 2009

-"Amanhã 26 de Abril, canonização de D.Nuno Álvares Pereira"

D. Nuno Álvares Pereira: Um Português de Excepção

Autoria de : João J. Brandão Ferreira
Ten.Cor.PilAv
Com.de Linha Aérea

Frei Nuno recebeu o embaixador de Castela, em sua cela, amortalhado no hábito.
-“ Nunca mais despireis essa mortalha?” perguntou-lhe o castelhano.
-“ Só se el-rei de Castela outra vez movesse guerra a Portugal...” E erguendo-se:
-“ Em tal caso enquanto não estiver sepultado, servirei ao mesmo tempo a religião que professo e a terra que me deu o ser ”. Por baixo do escapulário tinha o arnez vestido. O castelhano curvando a cabeça, saiu.

Finalmente, ao fim de uma espera de séculos, a canonização do Beato Nuno de Santa Maria está marcada: será no dia 26 de Abril e terá como companheiros quatro cidadãos da península Itálica.
Este reconhecimento da Igreja deve ser considerado com grande júbilo pela nação dos portugueses. As comemorações devem ter realce idêntico.
Não vai ser fácil, todavia, que tal venha a acontecer, mas já lá iremos.
.......................................................................

Ler texto completo em "Rosa dos Ventos-Editor"
http://rosadosventos2.blogspot.com/



quarta-feira, 22 de abril de 2009

-"Marxismo Cultural 3 - Conceitos Básico e Leves"


Autoria de:
Padre Paulo Ricardo (extracto duma palestra)

O marxismo cultural faz questão de não ser identificado com o marxismo clássico.
O marxismo cultural não apenas é uma cultura anticristã, como também tenta ludibriar as pessoas fazendo passar idéias anticristãs como cristãs.
Por exemplo, a idéia de paz mundial sem Cristo, simbolizada pelo logotipo da cruz invertida e com os braços quebrados.A democracia precisa de uma base moral, de respeito mútuo onde possam conviver juntos a esquerda e a direita. Mas devido ao marxismo cultural, as coisas mudaram de tal maneira que o que antes era esquerda, virou centro; o que antes era a ultra-esquerda, virou a esquerda atual; e o que era direita, praticamente desapareceu do cenário político.
O manifesto comunista de Marx convocava os trabalhadores proletários de todo o mundo para que se unissem e se revoltassem contra os grandes proprietários. Sob esse perspectiva, Marx previa um grande conflito em toda a Europa em que os "trabalhadores oprimidos" atacariam os "patrões opressores" segundo os interesses de sua classe econômica.
Contudo, o conflito ocorreu mas não como fora previsto pelos marxistas.
A Primeira Grande Guerra começou em 1914 e durou até 1918. .........................................................
.....................................................................

Ler o texto completo em "Rosa dos Ventos-Editor" http://rosadosventos2.blogspot.com/

-"Eu"

Não sou eu, eu em quase nada do que são os seres humanos. Sou tão apenas eu que nada mais existe que não seja este ser eu em cada gesto, em cada pensamento, em cada segundo em que viva a mim mesmo perante e diferente dos modelos dos outros.

E ainda que a alguém pareça ver outro semelhante, através de mim, e veja mesmo outros personagens parecidos uns com outros, não sou eu absolutamente desses nenhum.
Só lamento não ser eu tão eu quanto fora o Eu concebido pelo sábio grego! Apesar disso sou modestamente original dentro dos limites do entendimento de mim e do mundo exterior, que me serve de espelho.

Sou um conjunto construído através das minhas janelas dos sentidos com os elementos exteriores, e modestamente elaborados pela minha inteligência e sensibilidade inteiramente tal como sou.

Sendo, pois, este um, mais ou menos como todos são para si próprios. Mas cada um para si, entenda-se isto bem, não é o mesmo de cada um para o outro!
O ser cada um para si mesmo é completamente diferente da personalidade de cada indivíduo vista do lado de fora por outro... Embora haja quem para si mesmo minta e finja ser o que não é, e até julgue os outros!

Mas se for cada um para si mesmo real, haverá de ser o que é e continuará sendo o ser real para si mesmo, pouco importa o grau ou medida que cada um leve nos olhos ou nas mãos para medir ou pesar o outro do lado de fora.

E nessa arte são tão imprevisíveis os anônimos transeuntes quanto os doutores, os reis, os fortes, os fracos... Porém todos e qualquer um são assim sem nenhuma arte e pouco importantes para outrem, sendo apenas uma pequena parte... ou alguém.

terça-feira, 21 de abril de 2009

-"Dia do Holocausto"...que deveria ser o dia dos holocaustos !

Fotografia tirada no Campo de Concentração de Ausschwitz


Hoje é o dia em que se relembra o Holocausto nazi.
Paremos um minuto e meditemos no que se passou que talvez tenha sido o momento mais ignóbil da história da humanidade.
Mas meditemos, também, sobre o que se está a passar à volta deste tema.
É aconselhável que ponderemos o discurso que o presidente do Irão fez ontem na ONU.

Dias como este ou seja o que for que não nos deixe esquecer os mais significativos momentos da nossa história, sejam eles bons ou maus, são muito importantes porque não esqueçamos que a história sempre se repete e que uma sociedade que desconhece os erros que cometeu no passado está condenada a repeti-los.

Pela parte que me toca, não recordei somente as vítimas do holocausto nazi; recordei, também, todos os nossos compatriotas de religião judaica que foram vítimas da inquisição e os que foram brutalmente massacrados em Lisboa em 1506.

sábado, 18 de abril de 2009

-"Porque rir faz bem ..."

1º Movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven/
"asagohan" (pequeno-almoço em japonês)

interpretado pela Companhia de Dança Shangei Toro, de Osaka, na qual, além das excelentes vozes introduzem algo de paródia.

No restaurante, uma família discute o que comer ao pequeno-almoço: “shiro goahn” (arroz branco) ou “maze goahn” (arroz mixto) ; mas sempre que está quase a chegar a acordo, surge uma nova ideia que dá origem a nova discussão.
Discutem durante tanto tempo que a hora do pequeno-almoço passa e o pessoal do restaurante retira-se para preparar o almoço.

Espero que se divirtam.

Este vídeo pode ser visto em tamanho grande em :
"Rosa dos Ventos -Editor" http://rosadosventos2.blogspot.com/
e
"Rosa dos Ventos-Videoteca"
http://rosadosventosvideo.blogspot.com

«

-"Ilusão... Maya Budista"

Texto de Júlio Teixeira

Ilusão

Nem tudo que no céu brilha são astros e estrelas. Muito do que lá reluz viaja como partícula luminosa e não mais existe seu corpo concreto. “São estrelas cadentes”, pedaços daquelas memórias em partículas de luz descendentes, para que se lhe façam pedidos especiais quando caem.
Às vezes de um resto meteórico, próximo e ao alcance das vistas de alguém que olha, apenas olha e faz um pedido...O futuro, neste momento da evolução humana, ao invés de fascínio cria uma poderosa barreira a impedir o homem de olhar para frente.

Ler texto completo em http://rosadosventos2.blogspot.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

-"Marcas e Bandeiras"

Bandeiras tremulam ao vento agitadas, tremem mãos voluptuosas; mostrando em que vão engajadas, fingindo, mentindo, gulosas.
Os sem isto e aquilo, sem lei, pátria, sem eira nem beira e mais nada, identidade e sem cara.
São tantos tão iguais sem vez, sem palavra, emoção, razão, sem pão e sem rosto e identificação!
Os daqui, dali, ao vento, ao léu, a qualquer preço querem comprar, vender e tomar de arma na mão!
E eles são tantos, à margem de qualquer estrada! Sem isto, aquilo de cara mirrada! Tantos, meu Deus sem pão, sem pátria, identidade e nação! São tantos! Meu Deus! Aonde vão guiados por cegos, de saber anão?

domingo, 12 de abril de 2009

-Última Hora : "Importantissimo !..."


A família Obama escolheu definitivamente um cão de água português para habitar a Casa Branca como animal de estimação presidencial, anunciou a Associated Press.
"Está decidido: os Obama escolheram um cão de água português de seis meses como seu primeiro animal de estimação", refere aquela agência norte-americana, citando o The Washington Post .
O animal chamar-se-á Bo , nome dado pelas duas filhas do casal Obama, Malia, de dez anos, e Sasha, de sete. O cão, preto e branco , é uma prenda do senador Ted Kennedy, do Massachussetts, ele próprio dono de um cão de água português.
A primeira aparição pública de Bo está prevista para a tarde de terça-feira.
Fonte: Jornal "Expresso

terça-feira, 7 de abril de 2009

-"Estarão todos a ficar malucos ?"

Uma reflexão muito rápida e sem comentários, porque os deixo ao critério e à sanidade mental dos leitores.
Pergunto-me: o que se estará a passar ?!...
-Responsáveis da igreja católica condenam o uso do preservativo e o Pápa, num continente onde se morre em massa por causa do HIV, declara que o uso do preservativo pode contribuir para a propagação da SIDA !...
-Gente considerada responsável, desde jornalistas a professores universitários ( o que é mais preocupante porque nos leva a recear pelos nossos filhos ) afirma que o Holocaustro nunca existiu !...
-O Primeiro-Ministro checo aproveita o mediatismo da presença de Obama e afirma que o aquecimento global é ficção !...


Será que anda por aí uma bactéria a alimentar-se da massa cinzenta de personalidades ?...


sábado, 4 de abril de 2009

-"Enriquecimento ilícito ?"

O enriquecimento ilícito, em Portugal, não é crime.
Se o enriquecimento ilícito não é crime, então o que é ?... Então, é permitido !...
Se é permitido, não é crime !...
Então porque razão andam a perseguir e a condenar os prestimosos presidentes de câmaras e quejandos que tiveram o mérito de saber enriquecer ?...
Mesmo que tenha sido não contra a Lei mas contra a Moral, foi com o beneplácito dos governantes e da maioria, se não da totalidade, dos políticos.
Mas se enriqueceram com o beneplácito dos governantes e dos deputados porque razão os hão de condenar ?
Se enriqueceram roubando, então já é crime !...
Se enriqueceram através da corrupção, então já é crime !...
Se é crime, então é ilícito !
Então, o enriquecimento ilícito é crime ou não é ?

E aqui está criada uma “pescadinha-de-rabo-na-boca” !....

Agora, alguns políticos querem criminalizar o enriquecimento ilícito; outros, não querem !...
É claro que os que não querem, irão alegar que é anticonstitucional.
Mas será anticonstitucional a punição de um crime ?
É um assunto muito delicado e o melhor é não mexer na galinha.

Não será que aqui está em causa um erro de português ?...
Será que queriam dizer “enriquecimento injustificado” e o estado a que chegou o ensino em Portugal também não poupou os políticos ?!
Se o enriquecimento for justificado, então não há crime.
Se não conseguirem justificá-lo, então é porque houve crime.

Vamos aguardar e ver no que é que eles ficam.

Texto de Osiris « http://osirislux.blogspot.com »

sexta-feira, 3 de abril de 2009

-"O pragmatismo de D.João II perante a contribuição para o povoamento dada pelo Abade de Trancoso"

Até há pouco tempo, não havia qualquer indicação de um documento que atestasse a veracidade da agitada e profícua vida amorosa do Padre Francisco da Costa, prior da localidade de Trancoso, que foi levado a tribunal por ter feito sexo com 54 mulheres, afilhadas, irmãs, comadres, amas, escravas e, até, uma tia e a própria mãe, tendo concebido 299 filhos.
Recentemente teria sido encontrado o documento.

( texto completo com a sentença, a atitude do rei e a localização do
documento, em http://osirislux.blogspot.com/ )