Ainda hoje se festeja, no Japão, na ilha de Tanegaschima, a chegada dos portugueses e a história de amor que ajudou a introduzir a espingarda no Japão.
Veja o vídeo em « http://rosadosventosvideo.blogspot.com/ »
Fonte: RTP
Fonte: RTP
Em 23 de Setembro deste ano, serão comemorados os 467 anos da chegada dos portugueses ao Japão, os primeiros europeus a chegarem à " Terra do Sol Nascente ".
Desde então, as relações entre os dois países foram sempre excelentes e é extraordinária a empatia existente entre as culturas japonesa e portuguesa, que nem cerca de 500 anos conseguiram destruir.
Prova disso é que passado todo esse tempo ainda hoje se comemora no Japão, anualmente, a chegada dos portugueses.
É indiscutível que o Fado se tornou, nos últimos anos, um estilo de música património mundial mas, no Japão, desde há muito que se canta o Fado graças ao entusiasmo da artista Tsukida Hideko que fala português da forma magistral como canta "Coimbra" no segundo dos vídeos que se seguem.
O primeiro vídeo é o fado "Gaivota", cantado em japonês por Chiaki Naomi, também numa excelente interpretação
Estes vídeos foram enviados pelo nosso camarada e colaborador Canojones.
A nossa amiga Adriana Costa enviou-me esta fabulosa interpretação de Elza Soares que eu aproveito para publicar, procurando compensar a maldade de ontem.
Estou certo que vão gostar porque esta mulher é única no seu estilo profissional e no seu estilo de vida.
Esta interpretação é tão excelente que não resisti a publicá-la na página principal do blogue, embora em pequenas dimensões. Porém, recomendo, vivamente, que o vejam em tamanho grande em
« http://rosadosventosvideo.blogspot.com/ ».
Quem provocou a crise, afinal ?!... A gastar dinheiro desta maneira com viaturas, cartões de crédito, mordomias e vencimentos estapafúrdios, não há bolsa que aguente, embora pareça que a bolsa do contribuinte português não tem fundo.
Desculpem a maldade !...
... e agora, para que não se fiquem a rir do outro lado do mar, aqui vai um poema do grande Ruy Barbosa ( 1849 - 1923 ), dito por Rolando Baldrin.
Divulge, mude os seus hábitos, ajude, tome uma atitude !...
Preocupe-se em ver a etiqueta ! Recuse produtos estrangeiros quando tem os portugueses na prateleira do lado e, quase sempre, de melhor qualidade. Mude de loja se for preciso!
Cada Euro gasto na compra de um produto estrangeiro contribui, ainda mais, para o emprobrecimento do país.
Conserve o emprego dos outros e peça aos outros que contribuam para conservarem o seu !
Compre produtos portugueses !...