Tanto brasileiros, como portugueses, estamos de parabéns porque a bela cidade de Brasília foi inaugurada há 50 anos. E estamos todos de parabéns porque, talvez nem todos saibam, a cidade já tinha sido pensada pelo Marquês de Pombal ( estadista português ) e repensada no tempo de D. João VI. E foi um descendente de portugueses quem concretizou o projeto : Juscelino Kubitschek de Oliveira, um estadista consciente das raízes que no Brasil e em Portugal se entrelaçam !
Infelizmente, parece que os motivos para festejos são poucos e disso nos dá conta o artigo que a seguir transcrevemos e que nos foi enviado pela nossa colaboradora e amiga Adriana Costa .
"21/04/2010 - 07h35
Brasília chega aos 50 anos imersa na maior crise política de sua história
JOHANNA NUBLAT da Sucursal de Brasília
Capital planejada e tida como uma síntese do país, Brasília chega hoje aos 50 anos imersa na maior crise política e urbana de sua curta história. Com um governador cassado recém-libertado da prisão, um quinto da população morando em áreas irregulares, o lago que a serve assoreando e a maior desigualdade de renda do país, os brasilienses se questionam se há mesmo o que comemorar.
Para Oscar Niemeyer, desigualdade social é o principal problema
A cidade vive um paradoxo: os problemas se colocam ao lado de virtudes como a qualidade de vida superior à média das metrópoles, as áreas verdes e a arquitetura única. Acabou erodida pelos escândalos locais e importados, que lhe imputaram a pecha de antro de corrupção.
"O carioca é malandro; o baiano, preguiçoso; e o brasiliense, corrupto", diz Nicolas Behr, poeta radicado na cidade há 35 anos, citando preconceitos regionais correntes.
Acervo UH -21.abr.1960/Folha Imagem
Behr é o autor das camisetas que circulam pela cidade com os dizeres: "Sou de Brasília, mas juro que sou inocente". A estampa surgiu após o mais recente escândalo, o chamado mensalão do DEM, que derrubou toda a cúpula do governo local e colocou a cidade sob risco de intervenção federal."
Arte/Folha
Oscar leva as honras, Lúcio Costa traço o plano...
ResponderEliminarO prefeito vai preso, e com justiça, mas o maior ladrão que este país já teve mora logo por ali perto, ma passa incolume pelas nuvens brancas.
Mas se apenas roubasse dinheiro, nem seria tão mal!
Mais grave é que rouba os feitos de outros presidentes, amaldiçoa o que ele chama 500 anos de atraso, e acusa até os descobridores, roubando a esperança de quem acredita na arte, na cultura, e até numa língua pátria que ele assassina.
Pelo que acontece na esfera política atualmente não há o que comemorar, mas o povo e principalmente JK, Lucio Costa e Israel Pinheiro merecem nossas homenagens, bem com nossos ancestrais que plasmaram a ideia.
Lulas, Arrudas e petista corruptos a morte dará fim.
E Brasília continuará Brasíla, a esposa gente do Brasil, a pátria do Quinto Império e Potugal do futuro transnacional nas três cores raciais transladado pelo oceano, florescido, rico, poderoso e belo.
façam esta leitura e saiam do armário, hipócritas!
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=DVWfZdLuUqk&eurl=http://www.eltheatro.com/destaque16.htm
Brasília não tem o que lamentar, pois corrupção é coisa psicológica ou moral e não geográfica e explico porque respondo assim:
ResponderEliminarPassei muitos anos, lamentando a saída da Capital Federal do Rio e imaginando Brasília como a responsável pelos males do golpe, e muitos etcéteras. Dizia que NUNCA iria por lá.
Quis o destino que a filha fosse morar em Brasília e fui vê-la.
Há mágica naquela cidade e se foi Marquês ou se foi Dom Bosco ou se foi isso ou aquilo que tornou aquele cerrado uma cidade linda e esplendorosa, nem me importa.
Importa ter sentido a mágica da cidade toda construída sobre um solo rico em coisas de solo e cristais, sentir o jeito dos brasilienses, olhar de perto algo que não sei explicar.
Cheguei meio desconfiada mas já no percurso do aeroporto até a casa da filha, uns 20 minutos, já me apaixonei.
Não sei o que é Brasília mas sei que o que não sei é muito mais importante do que o que sei de lá.
Encantada.
Pronta para voar.
Boa tarde amigo,
ResponderEliminarEstou fazendo alguns liks de blog,
entre eles o seu.
abx
Obrigado, meu amigo !
ResponderEliminarFico muito honrado com a sua amabilidade.
Se tem blogue diga-me qual o seu endereço.
Querida Bárbara !
ResponderEliminarNão há dúvida que o teu comentário, como habitualmente, tem sumo.
Só não concordo quando tu dás a entender que não importa quem está por trás da história da cidade. Todas as cidades têm a sua história que deve ser preservada.
Eu dei o meu contributo, só me faltou dizer que o Marquês de Pombal queria chamar Nova Lisboa à que hoje se chama Brasília.
Um beijo deste sempre amigo.