Países dos leitores

Países dos leitores

terça-feira, 2 de novembro de 2010

-" Dia de Finados : Dia da Vergonha "

Hoje é dia de finados ! Mas é, também, um dia de Vergonha Nacional para Portugal !
Neste dia quase toda a gente vai aos cemitérios para recordar e honrar os seus mortos. Todos, à exceção de alguns que tiveram a pouca sorte de perder familiares na Guerra do Ultramar e que, por qualquer motivo, não puderam transportar o corpo para Portugal.
Quem vir o vídeo que se segue não pode reprovar aquelas familias que "abandonaram" os seus mortos ! A maioria não os pôde repatriar por não ter condições para comportar os custos dessa complicada operação.
Por muito difícil que seja de aceitar, a verdade é que o Estado Português não assumia a obrigação de repatriar os mortos em combate.
Tal atitude, embora reprovável, pode ser compreendida dentro do espírito ditaturial do Estado Novo, que pretendia evitar que a chegada dos mortos pudesse provocar agitações.
Mas as Forças Armadas também não estão isentas de responsabilidade ! Não poderiam pressionar o Governo nesse sentido ? ! ... Não o fizeram e tinham toda a força para o fazerem. Traíram o lema dominante das Forças Armadas portuguesas nas quais "nenhum homem fica para trás". Mas deixaram-nos ficar ! ...

E que dizer das "forças democráticas" políticas e militares depois do 25 de Abril ? ...

Depois de verem o vídeo, certamente, ficarão tão envergonhados e emocionados quanto eu.

2 comentários:

  1. Os vivos foram deixados para trás quanto mais os mortos.

    Tudo o que se refere á "descolonização"é uma vergonha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tem muita razão !....Se quiser saber até que ponto os vivos foram deixados para trás leia o livro da jornalista Leonor Figueiredo
    "Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola". É de pôr os cabelos em pé.
    Abraço

    ResponderEliminar