Estatística

Para consultar elementos de estatística faça clique no mapa.

Países dos leitores

Free counters!

sábado, 18 de setembro de 2010

-" África, adeus !..."

Um filme que é um documento duro e impressionante de Gualtiero Jacopetti e Franco E. Prosperi.

'Africa Addio' / 'Despedida de África' (feito em 1964 e lançado em 1966) é um documentário sobre a descolonização da África, feita pelos realizadores de cinema italiano Gualtiero Jacopetti e Franco E. Prosperi. Ele mostra, como nenhum outro documentário, os excessos praticados pelos africanos negros logo que a independência lhes deu a oportunidade. É uma obra-prima com bela música, composta pelo compositor italiano Riz Ortolani.

Provavelmente 'Africa Addio' é o melhor e mais explícito documentário jamais feito sobre o que aconteceu em vários países africanos directamente após a descolonização, mas por causa do politicamente correcto nunca se ouviu falar dele.

Nos Estados Unidos foi lançada uma versão censurada chamada "Africa Blood and Guts", que foi deliberadamente despojada da música original e da poderosa mensagem de 'Africa Addio'; espanta a forma como os sensores foram capazes de transformar a destruição, crueldade, selvajaria e genocídio numa “luta pela independência”.

Os realizadores Gualtiero Jacopetti e Franco E. Prosperi dissociaram-se dessa (per)versão de Hollywood.

(Anotação que acompanha a versão original do filme ).



Para ver o filme (2h18') aceder ao endereço:



http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2010/06/%C3%A1frica-adeus-documento-duro-e-impressionante-de-gualtiero-jacopetti-e-franco-e-prosperi2h18m.html




Sem comentários:

Enviar um comentário