Países dos leitores

Países dos leitores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

-" Cidade Maravilhosa "

Uma Violência fora de Lugar! Mas o Rio continua Lindo...

J. Jorge Peralta

Uma luta campal, a guerra ao tráfico, foi deslocada de seu eixo natural, para um lugar em que nunca poderia ter chegado...
O Governo do Rio de Janeiro está agindo, como certos médicos que procuram sanar os efeitos da doença e esquecem de sanar as causas. Conclusão: a doença vai se tornando crônica. As causas vão se agravando e consolidando.

Mobilizam-se pesadas forças policiais, juntamente com um arsenal bem treinado e poderoso das forças armadas. Os morros tremem; treme o Rio de Janeiro; o Mundo fica embasbacado com um cenário de guerra e violência, naquela que consta nos anais do Ocidente, como a Capital mais bela do mundo: a Cidade Maravilhosa.


O Paralelo de violência com Cabul, no Afeganistão, feito pela imprensa, foi espontâneo e triste. O Rio não merece tanta violência. Tantas mortes de criminosos ou de inocentes...

O Rio de Janeiro, engalanado pela Bahia de Guanabara, pelo Morro da Urca, pelo Corcovado, pelas belíssimas praias de Copacabana e Leblon e outras mais.
O Rio da Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes, e de tantas beldades e grandes intelectuais;
o Rio de tão majestosos carnavais, e de tantas belezas naturais, não merece ser palco de tantas e tão sórdidas violências, embora localizadas..


Decididamente, o palco de tanta violência está fora de lugar.
O Rio não produz, nem refina cocaína e outras drogas, nem produz fuzis de tão alto poder mortífero. Tudo isso se produz nos países vizinhos: na Bolívia, na Colômbia e no Peru.
Por onde entram os fuzis e a pesada munição? Pelas fronteiras com os vizinhos.
Tudo passa pelas amplas fronteiras do Brasil com seus vizinhos.
O Brasil tem 16.886 Km de fronteiras terrestres com seus vizinhos e uma ampla “fronteira” marítima de 7.367 Km.

É por aí que entra a droga e pesados armamentos. É aí que se garante a segurança do país onde os redutos de droga e violência são meros intermediários de um negócio que gerencia anualmente muitas dezenas de bilhões de dólares.


A violência do Rio é então uma questão de ganância internacional que vitima a cidade. O Rio é a vítima visual.
Vamos então seguir a lógica pragmática: vamos combater o narcotráfico nas fronteiras, longe de nossas populações pacíficas.

Depois desta mudança de rumo, podemos ver o Rio sorrir. Podemos então voltar a cantar:

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...

No entanto, atenção: apesar da violência local e ocasional, o Rio continua lindo...

Nota: Para completar, escute: Cidade Maravilhosa:



Sem comentários:

Enviar um comentário