A língua portuguesa depois de expandir-se do seu berço, Gallaecia/Condado Portucalense, até ao Algarve, a partir do século XV difundiu-se também nas costas africanas, americanas e asiáticas, incluindo as ilhas atlânticas, através da expansão ultramarina portuguesa. O português é hoje falado por mais de 260 milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais falado no mundo. É língua oficial dos países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, bem como em Macau e Guiné Equatorial, como segunda língua de opção. Continua também a ser falada, embora em pequena escala, nos antigos territórios da Índia Portuguesa, em Goa, Damão, Dadrá e Nagar-Aveli, e Diu, integrados na UI em 1961 à força. Em Goa há instituições, como, a Fundação do Oriente e a Sociedade de Amizade Indo-Portuguesa, dedicadas ao ensino da língua portuguesa que é ensinada como língua de opção, nas escolas primárias, desde que haja número suficiente de alunos e professores disponíveis. A Universidade de Goa tem um departamento de português. Há também pequenas comunidades de pessoas que faziam parte do império português, até ao século XVII, que usam o crioulo português, espalhadas, pelas costas da Índia oriental e ocidental, Ceilão, Malaca, na Malásia, e na África Oriental. Na China e na União Indiana, além de Goa, também há a divulgação e o ensino da língua portuguesa aos estudantes universitários.
Parabéns pela iniciativa.
ResponderEliminarGosto do rosto do blogue.
Felicidades e sucesso para a expansão deste Blogue Por Ti Língua Portuguesa.
Obrigado, amiga Maria José ! Ficamos aguardando a sua preciosa colaboração.
EliminarSou de opinião que o cabeçalho do blogue está excelente porque define os locais da lusofonia e expressa aquilo por que nos batemos .
ResponderEliminarParece-me ser um trabalho muito bem elaborado, não só esteticamente mas também pela forma como transmite a sua mensaem.
O texto do Sr. Ganganelli é pertinente e bem escrito. Traz informações assaz pertinentes!
ResponderEliminarTalvez tenha faltado a parte do Brasil, a implantação do Português no Brasil.
Aguardo novos arquivos cá neste Blog da APTLP.
Um dos membros fundadores da Associação PTLIP
Caro Anónimo e presumível membro fundador da APTLP: lamento que não se tenha identificado e quero comunicar-lhe que não aceitarei mais nenhum comentário anónimo.
ResponderEliminarCumprimentos.