Países dos leitores

Países dos leitores

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

- "A Língua de Todos Nós"

Por: Ganganeli Pereira
A língua portuguesa depois de expandir-se do seu berço, Gallaecia/Condado Portucalense, até ao Algarve, a partir do século XV difundiu-se também nas costas africanas, americanas e asiáticas, incluindo as ilhas atlânticas, através da expansão ultramarina portuguesa. O português é hoje falado por mais de 260 milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais falado no mundo. É língua oficial dos países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, bem como em Macau e Guiné Equatorial, como segunda língua de opção. Continua também a ser falada, embora em pequena escala, nos antigos territórios da Índia Portuguesa, em Goa, Damão, Dadrá e Nagar-Aveli, e Diu, integrados na UI em 1961 à força. Em Goa há instituições, como, a Fundação do Oriente e a Sociedade de Amizade Indo-Portuguesa, dedicadas ao ensino da língua portuguesa que é ensinada como língua de opção, nas escolas primárias, desde que haja número suficiente de alunos e professores disponíveis. A Universidade de Goa tem um departamento de português. Há também pequenas comunidades de pessoas que faziam parte do império português, até ao século XVII, que usam o crioulo português, espalhadas, pelas costas da Índia oriental e ocidental, Ceilão, Malaca, na Malásia, e na África Oriental. Na China e na União Indiana, além de Goa, também há a divulgação e o ensino da língua portuguesa aos estudantes universitários.


As comunidades portuguesas estabelecidas, em África do Sul, Venezuela, Estados Unidos de América, Canadá, França, Alemanha, Luxemburgo, Suiça e Inglaterra, são agentes da difusão da língua e cultura portuguesas, em cada um desses países. As comunidades de imigrantes que existiram em Portugal antes da crise económica (marroquinos, ucranianos, moldavos, russos, romenos, chineses e industânicos) também devem ter aprendido a falar a língua portuguesa, pelo menos como língua de trabalho no seu dia a dia. E com a atual crise da diaspora portuguesa, sobretudo da juventude universitária, a língua portuguesa está ainda mais difundida pelo nosso globo terrestre. Os seguintes vídeos são bem explicativos sobre a evolução da língua portuguesa no mundo: http://www.youtube.com/watch?v=bYd9HrqsbyI ehttps://www.youtube.com/watch?v=EtBief6RK_I

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Gosto do rosto do blogue.
    Felicidades e sucesso para a expansão deste Blogue Por Ti Língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Maria José ! Ficamos aguardando a sua preciosa colaboração.

      Eliminar
  2. gcindasantos@gmail.com26 de setembro de 2013 às 07:36

    Sou de opinião que o cabeçalho do blogue está excelente porque define os locais da lusofonia e expressa aquilo por que nos batemos .
    Parece-me ser um trabalho muito bem elaborado, não só esteticamente mas também pela forma como transmite a sua mensaem.

    ResponderEliminar
  3. O texto do Sr. Ganganelli é pertinente e bem escrito. Traz informações assaz pertinentes!
    Talvez tenha faltado a parte do Brasil, a implantação do Português no Brasil.
    Aguardo novos arquivos cá neste Blog da APTLP.
    Um dos membros fundadores da Associação PTLIP

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo e presumível membro fundador da APTLP: lamento que não se tenha identificado e quero comunicar-lhe que não aceitarei mais nenhum comentário anónimo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar