Parte final do texto de autoria de Maria Luísa Paiva Boléo
O REI SOU EU !
Para
os portugueses parecia fácil domesticar esta mulher que para ser respeitada se
vestia de homem, com as habituais peles de animais. Usava machado à cintura e
manejava sem dificuldade o arco e a flecha. Ela exigiu ser considerada rei
e não rainha, mantendo mesmo, à maneira de rei, o seu harém onde tinha mais de
cinquenta jovens que eram para todos os efeitos as suas mulheres, como teria
qualquer rei homem. Algo que não lembraria às mais belicosas feministas uns
séculos mais tarde.
Em
Fevereiro de 1626. Bento Banha Cardoso parte de Luanda acompanhado de um número
considerável de cavaleiros e padres para tentarem pelas armas ou pela pregação
reconquistar a rainha guerreira. Foram pelo Quanza até Massangano. Estava-se já
no mês de Março. Vai haver confrontos. A rainha Jinga ataca de noite. Conhece o
seu território. Há feridos e mortes. Debalde os portugueses lhe vão no encalço.
Bento Cardoso, por agora, retira-se, visto ignorar o paradeiro da rainha que
entre tanto se aliara ao Jaga Caza contra o rei--fantoche do Dongo. Os Jagas
eram guerreiros por profissão e tinham fama de praticar ritos canibais, eram
preparados desde jovens para essa função. Dai que, como mercenários, terem uma
grande mobilidade, pois não lutavam por causas mas sim ao lado de quem dava
mais vantagens. Os próprios portugueses vão ter jagas pelo seu lado, em várias
fases das guerras angolanas, que duram várias décadas.
Morre,
entretanto, Bento Banha Cardoso, antes de poder ir em auxílio do rei do
Dongo.
Os exércitos
organizam-se de parte a parte e há novos recontros com a rainha Jinga. Estamos
em Maio de 1629. Não conseguindo derrotá-la, os portugueses raptam-lhe as duas
irmãs, Cambo, Funji e um número considerável de sobas que a apoiavam. As irmãs
da rainha são entregues à guarda da mulher do capitão-mor, em Luanda, que terá
a incumbência de as mandar baptizar. Tomarão os nomes de Bárbara e Graça (ou
Engrácia).
UMA GUERRA DE TRINTA ANOS
Entretanto Jinga organiza os seus exércitos que passam a contar agora com o
apoio explícito do Jaga Cassangi, possuidor de oitenta mil arcos de guerra.
Neste momento a rainha guerreira só deseja que os portugueses lhe reconheçam
legitimidade para governar o reino do Dongo. O próprio António de Oliveira
Cardonega, escritor considerado “o pai da História de Angola”, na sua obra
escrita em 1680, é de opinião que os vinte e oito anos de lutas entre a rainha
Jinga e os portugueses se deveram em grande parte à má política dos governadores
de Luanda. Ele diz mesmo que os portugueses primeiro roubaram o Ngola Mbandí:
depois, fizeram rei um fantoche só para não reconhecer como legitima sucessora
a rainha Jinga. Por fim são também os portugueses os culpados daquela rainha
africana ter ido pedir auxilio aos holandeses.
Por volta de 1630, a rainha Jinga promete casar com o chefe jaga para cimentar a aliança mas tal não se vem a concretizar. No entanto, entre 1630 e 1635, dada esta aliança, consegue-se que as lutas tribais acabem. Quase sem se aperceberem, diversas tribos reúnem-se em torno da rainha Jinga e tomam consciência da sua força, centrada na região da Matamba. Portugal enfrenta, neste período, um poderoso inimigo—os holandeses que queriam maiores lucros no comércio africano, nomeadamente no tráfico de escravos. Com os holandeses ao longo da costa e com a rainha Jinga à frente dos seus exércitos, no interior do território, o governo português resolveu tentar refazer a aliança com a rainha. E, em 1639, realiza-se um encontro entre as duas partes, mas não se chega a acordo.
Com o avanço dos holandeses, o rei do Congo, Garcia II entra também na guerra, ficando os portugueses com três frentes de conflito.
Em 1641 reinava já novamente em Portugal um rei português: D. João IV. De Luanda parte um exército para combater o rei do Congo e a rainha Jinga da Matamba. Mas era demasiado tarde e Luanda cai nas mãos dos holandeses. Os portugueses fogem para o interior.
O MASSACRE DE MASSANGANO
Em
1645 a rainha Jinga cerca os portugueses que se encontravam em Massangano.
Estes defendem-se heroicamente até ao limite das suas forças. Vários autores
portugueses vão enaltecer este comportamento que faz parte daquela dupla visão
histórica dos acontecimentos, que tem sempre dois lados. Para a história
angolana heróicos terão sido os homens da rainha Jinga, daí ela ser a maior
heroína angolana, que aos sessenta anos ainda comandava ela mesma os seus
homens.
Jinga,
aliada ao rei do Congo, com o apoio da Holanda e com os guerreiros de vários
chefes jagas está prestes a vencer os portugueses, mas dá-se uma imprevista
mudança de apoios. Os jagas abandonam-na, para se aliarem aos portugueses, que
recebem também apoio do Brasil.
Os portugueses organizam-se e em 1646 vão atacar em força os acampamentos da rainha africana, matando mais de duas mil pessoas.
Os portugueses organizam-se e em 1646 vão atacar em força os acampamentos da rainha africana, matando mais de duas mil pessoas.
Luanda é reconquistada, em 1648, por Salvador
Correia de Sá e Benevides. Nesse mesmo ano, este governador envia-lhe uma
embaixada para que se converta, mas ela recusou.
O adido militar holandês
Fuiler vai ser uma das principais fontes de informação sobre os acontecimentos
em Angola no tempo da rainha Jinga, visto que ele é testemunha ocular de muitos
destes acontecimentos, pois lutou ao lado dela, durante alguns anos. E ele
testemunha a adoração que o povo angolano tinha por aquela extraordinária
mulher, chegando muitos a beijar o chão quando ela se aproximava. Para o
capitão Fuller, ela era tão generosamente valente que nunca feriu um português
depois deste se render e tratava os seus soldados e escravos como iguais.
O
acordo de paz entre portugueses e a rainha Jinga acontece em Outubro de 1656,
sendo cento e trinta escravos trocados pela princesa Bárbara (nome de uma das
irmãs depois de baptizada).
Em
1657, religiosos capuchinhos italianos aproximam-se da rainha Jinga e
convencem-na a voltar à fé cristã e a vestir-se de mulher. Quem vai ter um
papel importante nesta conversão é frei João António Cavazzi de Monte Cuccolo,
conhecido simplesmente por Cavazzí. Com ele a rainha vai trocar cartas
importantes. Os frades capuchinhos vão tomar a responsabilidade de edificar uma
igreja paga pela já não rainha Jinga, mas pela novamente Ana de Sousa. A igreja
de Santa Maria da Matamba é benzida em Agosto de 1663 por Cavazzi.
Aos 75
anos, acabara o reinado do rei/ rainha Jinga. Os seus últimos oito anos de vida
são de uma pacífica e devota católica que assegurou a continuidade do reino ao
aconselhar o casamento da irmã Bárbara com um general do seu exército. A sua longevidade
foi extraordinária para a época. Morreu aos 83 anos, a l7de Dezembro de 1663, na presença de Cavazzi. Mas a memória dos
seus feitos e a extrema dignidade do seu porte permanecem como uma referência
para todos os angolanos.
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