Países dos leitores

Países dos leitores

sábado, 1 de abril de 2017

- "AÇORES": o paraíso no meio do Atlântico" (1ª parte)

Uma excelente reportagem da TV Globo sobre as paradisiacas ilhas do arquipélago dos Açores. Devido à sua extensão, a reportagem teve de ser dividida em três vídeos, dos quais se publica, hoje, o primeiro.
FOTO


Com quase seis séculos de presença humana continuada, os Açores granjearam um lugar importante na História de Portugal e na história do Atlântico.
Para se compreender a posição do arquipélago atente-se nas seguintes distâncias medidas a partir de um ponto sito no centro geográfico dos Açores:

FunchalMadeira - 1206 km;      Lisboa - 1643 km;      Praia, Cabo Verde - 2668 km;     Bermuda - 3371 km; Nova IorqueEUA - 3889 km; João PessoaBrasil - 4994 km.

VÍDEO (a carregar)


Constituíram uma importante escala para as expedições dos Descobrimentos e para as naus da Carreira da Índia, das frotas da prata, e do Brasil; contribuíram para a conquista e manutenção das praças portuguesas do Norte de África; quando da crise de sucessão de 1580 e das Guerras Liberais (1828-1834) constituíram-se em baluartes da resistência; durante as duas Guerras Mundiais, em apoio estratégico vital para as forças Aliadas, mantendo-se, até aos nossos dias, num centro de comunicações e apoio à aviação militar e comercial. (Wikipedia)

Sem comentários:

Enviar um comentário