Países dos leitores

Países dos leitores

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

-"O castelo de Santa Maria da Feira"

Não se pode ignorar o papel importante que o castelo de Santa Maria da Feira teve na fundação de Portugal, pois foi lá que terá sido combinado o movimento revoltoso que deu origem a esse acontecimento. Dai a importância do castelo de Santa Maria da Feira.
 
 Castelo de Santa Maria da Feira
 Os historiadores são quase unânimes quando afirmam que o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, terá nascido em Guimarães. E por isso mesmo, esta belíssima cidade minhota, cujo centro histórico é Património da Humanidade, ostenta o honroso título de "Berço de Portugal".

No entanto, atendendo aos acontecimentos que levaram à formação de Portugal, tem de se considerar o papel importante que Santa Maria da Feira teve.

Quando, em 1095, o conde D. Henrique e sua mulher, D. Teresa, tomaram conta do Condado Portucalense, o Castelo da Feira era, juntamente com os de Guimarães, Faria e Neiva, um dos principais do novo domínio. O conde morreu em 1112 e D. Teresa casou com o galego Fernando Peres. Inevitável se tornou, dai, o conflito com o filho, D. Afonso Henriques. Eivado de motivação fortemente independentista, o primeiro rei de Portugal haveria de colher o apoio de nobres contra a condessa com epilogo na famosa Batalha de São Mamede (1128). Ao tempo, Ermígio Moniz de Ribadouro era senhor da Terra de Santa Maria e alcaide do castelo, onde, terá sido combinado o movimento revoltoso.
  castelos mais bonitos de portugal
 Castelo de Santa Maria da Feira
O castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses quanto à forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séc. XI e XVI e que o torna peça única da arquitetura militar portuguesa. Do antigo castro romano, e depois fortaleza ampliada na época da reconquista cristã, restam dele hoje, apenas o 1º piso da “Torre de Menagem”. Sancho I, deixou-o, por testamento, a suas filhas. Mais tarde (1300) foi incluído no património da Rainha Santa Isabel.
A primeira referencia documental do Castelo da Feira é a "Chronica Gothorum" e data de 1035. Noticia o texto a vitória de Bermudo III de Leão sobre um chefe mouro, em César, povoação localizada no território do castelo. Há indícios, porem, de que o reduto remonte ao século X, pois em 977 surge a primeira alusão documental à "civitas" de Santa Maria.
Pouco se sabe, ao certo, dos contornos do castelo na época medieval. A construção primitiva converteu-se em menagem-alcaçova envolvida por uma cerca, sendo a atual imagem do castelo obra de Fernão Pereira, terceiro senhor da Feira e alcaide por mercê de D. Afonso V, em 1448, e de seu filho, Rui Vaz Pereira, primeiro conde da Feira.
Castelo de Santa Maria da Feira
Castelo de Santa Maria da Feira
A porta principal, a Porta da Vila, dá para a praça de armas, ao fundo da qual se ergue a menagem-alcáçova (com torre em cada um dos quatro ângulos), de três pisos, concentrando-se a zona residencial nos dois andares superiores. No primeiro sobressai a cisterna na Torre do Poço, com uma profundidade de 33,5 metros que dava acesso a uma nascente de água. O segundo é inteiramente ocupado pela sala nobre, com três lareiras, um fogão e quatro janelas, três delas dotadas de conversadeiras. O terceiro piso destinava-se a zona habitacional mais íntima.
Castelo de Santa Maria da Feira
Castelo de Santa Maria da Feira
No século XVII construiu-se o Palácio dos Condes da Feira que ocupava quase todo o topo nascente da cerca. Demolido em 1929, restam algumas Paredes, a escadaria e o chafariz. Também do século XVII é a Capela de Nossa Senhora da Encarnação, mandada erguer pela sexta condessa, D. Joana Pereira, no local onde existira outra com a mesma invocação. Vila da Feira passou a cidade de Santa Maria da Feira pelo decreto-lei n° 39 de 14 de Agosto de 1985.
Fonte:Vortex
Compilação: A.Norton

4 comentários:

  1. Recordas-te quando aí fomos, já lá vão muitos anos mas, lembro-me bem, abraço

    ResponderEliminar
  2. lindo e maravilhoso lugar , deveríamos mais procurar no nosso pais aquilo que o nosso passado nos deixou .o seu rústico acaba por ser único e maravilhoso . tantos lindos e maravilhosos lugares que se encontram no nosso pais e sem duvida que o castelo santa Maria da feira é um deles .

    ResponderEliminar