Países dos leitores

Países dos leitores

terça-feira, 7 de agosto de 2018

-"Bayingyis": Comunidade de Luso-Descendentes de Myanmar (ex-Birmânia)


Bayingyis (Myanmar, antiga Birmânia)
A hegemonia portuguesa no Índico e no Pacífico durou perto de um século e seria profundamente abalada com a chegada dos holandeses àqueles mares.
Com a substituição da dominação portuguesa pela holandesa – permanecendo nas terras que as viram nascer; deportados para outras paragens; ou forçados à emigração – as cristandades mestiças euro-asiáticas do Oriente talharam a identidade colectiva de cada uma que perdurou até aos nossos dias e que assenta em dois pilares principais: a religião católica e a língua crioula.

Entre essas comunidades destaca-se a dos descendentes dos muitos soldados portugueses que na época de Seiscentos lutaram ao lado dos soberanos de Ava e do Pegu, reinos da antiga Birmânia, ou que faziam parte do pequeno exército de Filipe de Brito, ou do seu companheiro de armas Salvador Ribeiro de Sousa, senhores feudais em terras do Oriente, ambos empossados com o título de ‘rei do Pegu’, e que são hoje conhecidos em Myanmar (ex-Birmânia) como os ‘bayingyis’.

Tendo conseguido a unificação do país, o rei Alaungpaya expandiu o seu poderio para oeste, entrando em conflito com os interesses britânicos. Após três guerras (1824, 1826 e 1885) todo o território ficou submetido ao controle britânico. Durante a II guerra mundial o país foi ocupado pelos japoneses e após a libertação teve a sua independência proclamada em 4 de janeiro de 1948.



Sem comentários:

Enviar um comentário