Países dos leitores

Países dos leitores

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

-"Comunidade de TUGU (Indonésia)"


Tugu é uma aldeia a poucos quilômetros de Jacarta, a capital da Indonésia, mais precisamente na ilha de Java. Em Tugu sente-se uma tranquilidade típica das aldeias portuguesas para o que contribuem a igreja branca datada do século XVII e um largo com arvoredo que lembra o centro de algumas aldeias de Portugal.


Tugu foi formada no século XVII com os prisioneiros feitos nos territórios portugueses da Índia que os holandeses conquistaram. Com eles trouxeram um crioulo baseado no português que, juntamente com a língua portuguesa passou a ser a língua franca em Batávia (atual Jacarta), capital da antiga Holanda Oriental, bem como nos arredores.
Ainda no século XVII, após o fim do império colonial português no Sudeste Asiático, chegaram àquela zona comerciantes, artesãos e aventureiros oriundos de Malaca, Ceilão, Cochim e Calecute. O cruzamento entre os dois grupos fez nascer os chamados “Portugueses Negros”, que tinham em comum a língua portuguesa e a religião cristã.
Dos casamentos com mulheres portuguesas, os holandeses viram-se forçados a ter que aprender o chamado português corrupto, tanto para a vida doméstica como na comunicação com os povos locais.
Ainda durante muito tempo o português não corrupto foi a língua franca na Indonésia e na costa oriental indiana e utilizado como língua litúrgica, sendo até ensinado nas escolas. 

De 1670 a 1978 (mais de três séculos) a Comunidade de Tugu manteve a sua língua até à morte do seu último falante fluente, Joseph Quiko. Hoje a linguagem sobrevive apenas nas letras das músicas antigas do gênero Keroncong Moresco (Keroncong Tugu
). 

1 comentário:

  1. Partilhar com a comunidade Tugu, viver a fraternidade entre as muitas comunidades Luso falantes, é impossível descrever. Como privilégio e dávida, em Junho de 2016, Malaca liderou e recebeu as muitas comunidades Luso dispersas pela grande Ásia, na 1ª Conferência em Junho de 2016, tendo como mentor o português de Malaca, Joseph Sta Maria. A ONGD - Coração em Malaca, marcou presença ao lado dos nossos irmãos e irmâs, que continuam a promover a SUA identidade de origem portuguesa. O reconhecimento de Portugal é acima de tudo, um dever de humanidade.
    Bem hajam pelos valores que preservam e divulgam o mundo português.
    Luisa Timóteo - Presidente da Direção

    ResponderEliminar