Países dos leitores

Países dos leitores

sábado, 9 de julho de 2022

A POLÉMICA SOBRE A ESCRAVATURA: "As Origens"

 A escravatura existe desde que o ser humano se organizou em sociedade. O comércio de escravos surgiu devido ao elevado número de prisioneiros resultantes de guerras e começou a ser praticado em larga escala por mercadores muçulmanos.

Os principais mercados foram a Mesopotâmia, a Grécia, o Império Romano, a Índia, a China, o Egito, e o território dos hebreus. É de salientar que as mulheres do povo tinham o mesmo estatuto dos escravos.

A Bíblia, refere várias vezes a escravatura mas nem o Antigo Testamento, nem o Novo Testamento a condenam. Pelo contrário, no Novo Testamento em Efésios 6:5 está escrito :

"Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo".

No império romana a escravatura era essencial, de tal modo que se faziam guerras para conseguir escravos e grande parte dos exércitos era constituido por ex-escravos que depois de libertados ficavam sem meios de subsistência.

Na América, nas civilizações pré-clombianas dos Astecas, Incas e Maias, a situação de escravo poderia ser temporària e, normalmente, durava até se considerar paga uma dívida que não tinham conseguido pagar. 

Os escravos incas, recebiam uma parcela de terreno que exploravam em regime de servidão.

No Brasil, a escravidão começou com os índios. Os índios escravizavam prisioneiros de guerra muito antes da chegada dos portugueses.

Conclusão: como se pode verificar, de uma maneira desapaixonada e inteligente, se se considerar a mentalidade, os usos e os costumes das diferentes épocas, por muito desumana que tenha sido a escravatura ela torna-se compreensível. Será mais compreensível se os africanos que fizeram da denúncia da escravatura uma causa, entenderem que uma grande parte dos europeus, incluindo os portugueses, são descendentes de escravos. Além disso, que muitos europeus se tornaram escravos devido às razias que os piratas faziam no litoral da Europa.

No litoral português muitas aldeias ficaram desertas.

Para não irmos mais longe, não consideramos o caso especial do rapto sistemático de crianças no leste europeu, que os otomanos fizeram durante séculos. 

Atualmente, a escravidão continua a existir no Sudão, Índia, China, Paquistão, Nigéria, Etiópia, Rússia, Arábia Saudita, Tailândia, República Democrática do Congo, Mianmar, Bangladesh, Mauritânia, Haiti, Coreia do Norte, Eritreia, Burundi, República Centro Africana, Afeganistão, Cambodja, Irão e Nepal.

Não seria mais frutuoso que os ativistas tentassem combater as escravidões modernas em vez de dissecarem as antigas.

 


4 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo, estamos juntos depois de um longo tempo sem notícias

    ResponderEliminar
  2. Para poder comentar preciso de saber primeiro qual o conceito de Escravo na actualidade

    ResponderEliminar
  3. O Anónimo não o é, de facto. Desconheço as razões por que não fui identificado no blogue. Sou Carlos Jorge Mota.

    ResponderEliminar